30 de abr. de 2010

Anhangüera dá Samba XXXIV

Já tinha um bom tempo que o Szegeri falava em trazer Bira da Vila, nosso convidado no mês passado: “- Não trago fulano antes do Bira da Vila, que é meu amigo”. Em muitas conversas nossas programando o Anhangüera dá Samba! ouvi isso dele – conversas essas sempre regadas à um engasga-gato e um balcão pra acomodar o cotovelo: nunca fizemos “reunião” pra definir nada sobre o samba no Anhangüera, que mês que vem completa três anos. Nosso negócio não é negócio, se é que me faço entender.

Bira da Vila – a quem eu não conhecia – é um belíssimo sujeito. Tranqüilo, pacato, boa praça e bom de samba; chegou de mansinho, cantou sambas seus, sambas de parceiros, homenageou um deles (o grande Luiz Carlos da Vila) e ficou na roda de samba até a última pancada do surdo.

Mais uma vez – é preciso registrar – fiquei impactado com o público do nosso terreiro; impressionante que não haja ninguém ali que não entenda do riscado. Não há aventureiros, baladeiros, pit-boys, periguetes outras laias non gratas. Sei não, mas credito muito dessa “benção” à Railídia, que sempre abre os trabalhos cantando pro homem que guarda o portão – se é que me faço entender, novamente -; vai daí que acaba entrando só quem é.

Infelizmente dessa vez não tem fotos nem filmes pra disponibilizar. De quando em quando o Daniel larga de mão e não faz o trabalho que lhe compete. Inclusive aproveito pra fazer um pedido a quem me lê: se filmar alguma coisa, ou tirar fotos no Anhangüera, me avise por e-mail, aqui.

Hoje estaremos lá, mais uma vez – e, pelo que vejo agora da janela, parece que será uma noite agradabilíssima. Vamos receber um amigo que há muito queríamos convidar; o cracaço Douglas Germano, compositor de uma verve impressionante. Além de compositor, instrumentista, cartunista e maloqueiro, – entre outras coisas, como se fosse pouco -, Douglas detém uma sabedoria que a Railídia chama de ciência:

“É meu ídolo, que, à maneira de Wilson Moreira, traz uma simplicidade no trato que se revela de uma grandeza no jeito de contar e cantar o samba.
Uma ciência, queridos. Douglas conhece porque toca, canta, compõe, batuca, diz no pé.”

Eu, que conhecia o trabalho de Douglas Germano há um bom tempo, já sabia que a coisa era séria. Teve um dia que pela primeira vez nos pegamos de papo no Ó de Borogodó e ficamos coisa de mais de uma hora falando, nos reconhecendo. Douglas é guarda também, é sentinela tal e qual a gente. Meu compadre Fernando Szegeri, esse monstro que sabe das coisas, já dizia! Percebi em dez minutos de conversa com o malandro – e não é só pelo fato de o caboclo compor essas brasas, que isso, por si só, não segura a bronca toda de ninguém: tem muito compositor de prima que é escroto.

Estou sentindo que a noite de hoje vai ser histórica – pelo menos pra gente que vai estar à beira daquele campo varzeano vagabundo, síntese daquilo tudo o que eu gosto; cachaça, batucada, jogo de bola e de baralho, cerveja gelada com os camaradas, sarro e, de vez em quando, um quiprocó, porque bonzinho é o cachorro da vizinha. Não imagino outro convidado, outro sambista, que comungue mais dessas coisas que o convidado de hoje, meu amigo Douglas Germano.

Vou saindo pra deixar tudo certo e arrumado lá no terreiro. Conheçam aqui o myspace do malandro e aqui seu ótimo blogue. Deixo - em homenagem a Vladimir Tirone, meu pai, o palmeirense mais fanático da Barra Funda, da cidade e do mundo - o áudio de um samba do Douglas : Seu Ferrera e o Parmera.

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Até mais tarde!

6 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Fui ao Anhangüera pela primeira vez no dia em que se apresentava o Bira da Vila.
Lá encontrei uma roda de Samba EXCELENTE e um ambiente que fez com que eu me sentisse em casa. Fui o primeiro a chegar (a rapaziada ainda ajeitava o som!)e acho que um dos últimos a sair.
Voltarei sempre!

Abraços,

30 de abril de 2010 às 15:13  
Blogger Arthur Tirone disse...

Valeu, Bruno. A várzea é isso aí; a gente se sente em casa.
Abraço!

30 de abril de 2010 às 17:26  
Anonymous Sylas Mello disse...

Sannntooosss!!!

3 de maio de 2010 às 16:37  
Anonymous Daniel Frangiotti disse...

Puta que pariu Sylas, é CAMPEÂO porra!!!!

Abraço mano!!!!

Nosso Peixe é Lindo demais!!!

4 de maio de 2010 às 10:25  
Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 de abril de 2011 às 16:15  
Anonymous Anônimo disse...

Arthur, você poderia disponibilizar essa música para download?

16 de abril de 2011 às 16:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

online