24 de mar de 2011

Anhangüera dá Samba XLIII

Sílvio Modesto é uma das figuras mais conhecidas no samba de São Paulo. Presumo que não há roda de samba de responsa na cidade em que ele não havia cantado. Faltava o Anhangüera pra completar, e sabíamos disso. Enfim, o convidamos mês passado. Tal função ficou a cargo do Paulinho Timor que é amigo pessoal do mestre. Eu, que conheço o Modesto há anos, já lhe fui apresentado - que eu me recordo - pelo menos umas seis ou sete vezes.

Eu é que fui buscá-lo. Sem nenhuma surpresa pra mim, Seo Sílvio me apertou a mão: "- Você que é o Favela?". Nos apresentamos - e espero que esta tenha sido a última vez - e seguimos caminho, conversando, fumando cigarro - no meu carro, pode! -, e ele falando sobre sua história e que-tais. Ao fim da noite parecíamos amigos de infância!


Ninguém canta como Sílvio Modesto. Sua divisão, e um compasso pra trás, são difíceis de acompanhar, e dão, à qualquer música, uma cara própria, um som inconfundível: é o Modesto. A noite foi agradabilíssima, com calor e muita gente boa. Sílvio Modesto gostou, foi o que me disse. Assistam-no, e segurem essa divisão malandreada:



Hoje, daqui a pouco, os Inimigos do Batente convidam um dos nomes mais comentados no mundo do samba: o premiadíssimo compositor Teroca.

O conheci em 2007, quando venceu o Primeiro Festival de Samba do Estado de São Paulo, realizado no TUCA, concorrendo com mais de 300 sambas inscritos, com o samba de roda “Bamboleio”, defendido por Dona Inah.

Meu dileto amigo, o jornalista Bruno Ribeiro, foi quem escreveu a contra-capa de seu disco novo, Elos do Samba - aliás, um discaço com participação de grandes nomes do samba; aqui você vê seu site. No texto, Bruno diz que "...o teu samba me dá vontade de largar tudo e cair na noite e rever amigos e beber para ser feliz e alimentar a nossa esperança no Brasil. Esta é a tua grande contribuição na vida (...) Teroca é um compositor maiúsculo, compromissado com a cultura de São Paulo sem defender bandeiras e fronteiras. Estamos falando de um grande brasileiro, de um homem comum que fez do samba o seu destino e ganhou o respeito dos mais velhos com sua simplicidade."

Está dito!

Encontre mais artistas como Teroca em Myspace Music


Até mais tarde!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial

online