Anhanguera dá Samba VI
Quando relembro o Espaço Cuca, não quero (e nem tenho pretensão) comparar, tornar o Anhanguera igual. Apenas constato a força que o Diabo Velho tem (a Rua, o Clube e o Projeto), assim como o Cuca teve, de aglutinar gente. Gente nossa, gente do povo. O clube onde fazemos o samba é um espaço de resistência, é várzea. Um espaço de defesa da igualdade, de preservação de uma identidade que tanto querem - os vendidos - nos usurpar. O futebol varzeano foi, assim como foram os engraxates, um dos pilares de resistência dos negros e do samba em São Paulo. A confluência entre futebol de várzea e samba é o que estamos conseguindo realizar às últimas sextas do mês. Nesta próxima ainda comemoraremos, além do Dia do Samba, uma data especialíssima que me fez acreditar que a sorte, quando se faz necessária em tempos tão difíceis de tanta alienação e individualismo, aparece como uma dádiva que vem para dar cores mais lindas e comprovar que a luta não é em vão. Sexta Feira dia 30, nosso bairro, a Barra Funda, faz 117 anos.
Voltando à última festa, não só eu fui enfeitiçado pela grande comoção, mas todos os presentes que inundaram o Anhanguera para presenciar um Chico Médico que cantava tão feliz quanto uma criança ao abrir um presente. Aliás, o Chico era uma criança ali. Sorria, cantava e se embalava de maneira às vezes descordenada. Lembrava, com doçura, de gente antiga, de lugares antes freqüentados e de sambas históricos. Agradeceu seus mestres e foi devidamente homenageado por seus discípulos dos Inimigos do Batente, grupo que tem sido merecidamente elevado a grandes potências em todos os quintais e butecos em que faz samba. Assistam no vídeo abaixo o Chico mandando brasa:
Dando continuidade, o convidado especial dessa próxima edição é um grande baluarte do samba paulistano. Lutador ferrenho da nossa cultura e dos nossos costumes, Oswaldinho da Cuíca. Transcrevo abaixo texto do amigo André Carvalho, o Peruca:
Se tem alguém que pode ser chamado de “Enciclopédia do samba paulista”, esse alguém se chama Oswaldinho da Cuíca. Aos 67 anos, ele vive o samba em sua essência desde menino. Em suas apresentações, ele sempre conta um pouco de como o samba da Paulicéia era antigamente.
Sempre que pode, também toca frigideira e outros instrumentos que já não mais estão presentes nas rodas de samba de hoje em dia. E como seu nome sugere, domina como poucos a arte de tocar cuíca (fazendo inclusive solos impressionantes que eu nunca vi nenhum outro cuiqueiro fazer). E pra não deixar de registrar, foi o primeiro paulista a ser agraciado com o título de Cidadão-Samba.
Além disso, Oswaldinho ainda foi o fundador da Ala dos Compositores da Vai-Vai e integrante do tradicional Demônios da Garoa por muitos anos.
Ouçam “Rei Café”, samba de Geraldo Filme interpretado pelo Oswaldinho da Cuíca:
|
Até Sexta!
9 Comentários:
Meu Irmão, viva o Samba e nossa Várzea!!!
O projeto nos deixa cada vez mais emocionado e feliz!
Abraço
Grande Arthur ,
a última sexta feira de todo mês agora é sagrada !!!
Reencontrar o pessoal e ainda por cima escutar uma música de altíssima qualidade , isso realmente não tem preço !
Abraço mulek !!!
Gil
Grande Favela,
o quanto eu espero agora pelas últimas sextas de cada mês...como disseram, reencontrar os amigos e ouvir musica boa, e ainda, sem gastar tufos de dinheiro.
Porém, acho q não conseguirei ir nesta sexta. Farei todos os esforços do mundo pra driblar meus compromissos e estar no nosso velho e saudoso AAA.
Abração,
Sombra Fabio Bertolozzi
Favela, já virou tradição! E com esses convidados do primeiro time, é certeza de noites impagáveis no "quintal" do Anhangüera.
Pude estar em uma roda comandada pelo Osvaldinho em Pirapora do Bom Jesus, no Carnaval desse ano. O cara realmente é mestre.
Sexta é nóis! E hoje também! Vai Coringão!
favela... que coisa linda que é esse projeto! me emociona...
Tamo junto sempre
abração
Piruca
Arthuuuuca !!!!
Com certeza esse evento será lindo, assim como todos os outros. Muita energia, vibração positiva e muito samba !!!!!!
CONFIO EM VOCÊ, E NA FORÇA DO NOME ANHANGUUUUUUERAAAAA !!!!!!
Beijos ; Té sexta !
Você merece esse sucesso!
Sexta estou lá!
abraço!
MORAL
Favela,
Seu blog além de tudo é cultura e informação pura. Eu nem sabia que era aniversário da nossa BF.
Torço para que a festa de hoje seja de mais sucesso ainda do que as outras.
bjo
Gostaria de ver no blog fotos da ultima festa onde houve homenagem aos presidentes do anhanguera.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial