28 de abr. de 2011

Anhangüera dá Samba XLIV

Que cara querido é o Teroca. Mês passado foi o homenageado no Anhangüera dá Samba! Com serenidade e um jeitão de caboclo que sabe das coisas, chegou ao nosso terreiro acompanhado por uma trupe. Não que tivesse as levado - era gente que gosta do seu trabalho. À medida que iam entrando, eu constatava: a maioria nunca tinha ido lá!

Na roda, Teroca mesclou seus sambas com outros de grandes baluartes, conduzindo a roda com maestria. Causou, entre os que não o conheciam, estupefação: "- Que compositor!", disse meu irmão Bruno. Fazia tempo que queríamos convidá-lo, e foi um tiro certeiro. Dona Inah, que marca presença constantemente, pintou e cantou. Ela, que participou do disco do Teroca, destilou eslogios a este grande compositor.

Infelizmente o vídeo do Teroca cantando no Anhangüera não saiu. Quem lá esteve, no entanto, não esquecerá. Salve, Teroca!


Amanhã, a última sexta do mês - tem Anhangüera dá Samba!

Os Inimigos do Batente homenageiam o cantor e compositor Kazinho, grande baluarte da noite paulistana. Kazinho é paraense, se radicou no Rio de Janeiro ainda jovem, mas foi em São Paulo que ganhou notoriedade. Parceiro e amigo de figuras do quilate de Jorge Costa e Germano Mathias, cantou em todas as casas noturnas de música na cidade. Gravou e foi gravado por grandes nomes do samba como Demônios da Garoa, Noite Ilustrada e Ciro Monteiro.

A homenagem a Kazinho, com 83 anos e esbanjando boa forma - ainda toma um engasga-gato! - terá ainda as especialíssimas participações dos exímios cantores Chico Médico (relembre aqui sua apresentação no Anhangüera) e Paula Sanches (aqui, que formarão o "quadradro mágico" com nossos ilustres titulares Fernando Szegeri (aqui) e Railídia Carvalho (aqui) a cantar os sambaços de Kazinho. O Anhangüera dá Samba! não só homenageia um grande baluarte da música brasileira, como revive um tempo áureo da noite da cidade.

Deixo um áudio de um samba do Kazinho, Pressão Baixa, gravado por Germano Mathias no disco Samba é Comigo Mesmo, de 1971.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA
Até amanhã!

1 Comentários:

Anonymous vadao disse...

ola artur em breve estaremos ai com alvi negro da cachoeira no campeonato de veteranos mande um abraço para nariz .

3 de junho de 2012 às 20:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

online