25 de jun de 2007

Anhanguera dá Samba II

Na próxima sexta, dia 29, acontecerá a segunda edição do projeto Anhanguera dá Samba, com os Inimigos do Batente convidando alguém especial.

A primeira, com Wilson Moreira, foi antológica, com o Alicate cantando e contando histórias da vida e do samba durante duas horas. Coisa linda. Eu já presenciei shows do Wilson em que ele cantou dez músicas, desceu do palco e foi embora. Na nossa festa ele estava em casa, deixando-nos felicíssimos.

Vou escrever um pouco do que foi a primeira, dia 18 de Maio, com muito atraso. Acredito que não ressuscitarei o Guilherme Parmegiani, que morreu de curiosidade por eu não contar absolutamente nada sobre a festa. Soube que, por causa disso, teve vários ataques epiléticos o pobre Pompom, que implorava: “Conte-me! Como foi o Dá Samba?”, não obtendo uma mínima resposta minha. Nem um simples “Foi ótimo!” eu disse.

Eu pouco assisti a roda e o Wilson. Tinha que ficar atento para que tudo corresse bem, e isso toma todo o nosso tempo. Fui buscar o Moreira no hotel e o Gilmar foi comigo. Ficamos esperando um bom tempo no bar do hotel, bebendo uísque. O Gilmar acabou se engraçando com uma mulher solitária que afogava as mágoas num copo de vodka e, quando desceram o Wilson e a Ângela, sua esposa, fui chamá-lo e recebi a resposta: “Espera! Chama o Wilson Moreira pra tomar uma dose conosco. Não vou deixar essa mulher aqui.” Fui embora e o deixei a pé... Já no carro, diz o Moreira pra mim: “Pô, quando o Fernando me falou que o Favela vinha me buscar, imaginei um negrão de dois metros, um bicho solto!”. E rachou de rir. Eu também.

A simpatia do Moreira é um troço. Quando entramos no Anhanguera, por onde passava cumprimentava a todos, dava tchauzinho, mandava beijo. Eu previ: “Hoje o homem tá com tudo! Vai arrebentar!”, embora isso não seja nenhuma novidade... Aí está o momento em que chegamos. Reparem que os primeiros a falarem com o Wilson Moreira foram o Zé Augusto e depois o Zulu. Este último, um monstro que a cada dia que passa, a cada atitude, demonstra sua exuberante sabedoria e seu infinito carisma. Esta conversa entre ele e o Wilson, que o conhece há anos, foi presenciada apenas por mim e posso afirmar que é apenas mais um episódio que confirma a influência que o Zulu tem, como já contei por aqui. O que foi dito ali eu não conto.



Daí pra frente, quando o homem sentou na roda e pegou o microfone, não vou descrever simplesmente porque não encontro palavras para fazê-lo. O povo cantou junto todas as músicas que ele mandou, causando enorme surpresa para o próprio Moreira, que foi reverenciado por todos como o grande sambista que é.



Mas voltando, sexta feira dia 29, mantendo o altíssimo nível, contaremos com a presença do “Catedrático do Samba” Germano Mathias, grande baluarte de São Paulo, que se mantém fiel às raízes e às peculiaridades da terra da garoa, como batucar na lata de graxa. Seu estilo único de cantar os sambas sincopados e armar as famosas presepadas – como ele diz – durante a música caracterizam esta figura do samba paulistano. Deixo aqui o grande sucesso “Tem que ter mulata”, de Túlio Piva, gravado por Germano em 1958.

Get this widget | Share | Track details


Para saber mais sobre Germano Mathias, cliquem aqui e leiam sua biografia.

Começa as 22h00. Apareçam por lá!

13 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

HAhahAHa... isso que dá ter apelido que não condiz com a (fina) estampa. HAhaHA... ótima observação dele, agitador cultural. bjks, priscila

25 de junho de 2007 13:21  
Anonymous Alemão disse...

ahahaha eu axo q vo, vo xega la onze horas/meia noite...
mas eu vo la ahahaha
floww arthurr..
e ou...
ainda bem q eu to sem pedalada aahahuahua

25 de junho de 2007 15:25  
Anonymous Anônimo disse...

Arthur você é um monstro sagrado, escreve tão bem quanto joga bola ou toca cavaquinho.

25 de junho de 2007 15:47  
Blogger Arthur Tirone disse...

Pri: Fina estampa? Isso é bom ou ruim?

Alemão: que idioma é esse?

Anônimo: quero crer que você seja algum conhecido que esqueceu de assinar e escreveu um comentário tirando um barato. Sem motivo e sem graça. Identifique-se, por favor.

25 de junho de 2007 17:17  
Blogger Craudio disse...

Pô, Favela... E dá pra não ir?

Abraço!

25 de junho de 2007 17:29  
Anonymous Carol disse...

“Pô, quando o Fernando me falou que o Favela vinha me buscar, imaginei um negrão de dois metros, um bicho solto!”. E rachou de rir. Eu também

Eee Favelaaa ...

É hora de quebrarmos paradigmas ...
Parece que você veio pra isso ...
Especialmente no samba !!!!! Hehehe ...
Aliás ... Percebo que quebrar paradigmas, é a sua praia !!!
To aprendendo com você !!!

Vc é sempre uma aula !!
Té sexta !!! Adooooro, beijosss

25 de junho de 2007 18:56  
Blogger André Carvalho disse...

to mandando ve na divulgação hein favela. ve lá no Couro depois... abs

25 de junho de 2007 23:56  
Blogger Infinita disse...

Vc ta firme e forte nas organizações de festas, hein manow?!
Pena que não vou poder ir, festa de minha formatura!!!

BJOS
LOURDES

27 de junho de 2007 10:14  
Blogger priscila disse...

Arthur Tirone disse...
Pri: Fina estampa? Isso é bom ou ruim?

até onde sei é bom, mas... vai saber!

e abaixo a ditadura de ter que se identificar no blógue, HAha... ou vou chamar a sarah! :P

27 de junho de 2007 12:16  
Anonymous Anônimo disse...

Bom...
Dia 18 pelo jeito perdi!
Porém isso não acontecerá novamente!
Dia 29 estarei lá com certeza!
Beijos!

Priscila Sollito

28 de junho de 2007 02:30  
Anonymous Mél_líssa!!! disse...

Boa Festa!!!!
uhahahahauhauhuahauauahu

Beijos Artur!!!
Aguardo próximo post!!!

28 de junho de 2007 09:59  
Anonymous Anônimo disse...

Fala Cabra,

Mamãe..infelizmente não estarei aí no Anhanguera pra ver o Germano...mas já convidei um pessoal que vai pintar por lá.fica tranquilo.

Outra coisa, não esquente a cabeça com babacas como os de cima...como diz a frase de caminhão: A inveja é uma merda...fora invejoso ! Sai uruca ! Sai zóio de tandera !!!

Parabéns Cabra, a vcs e aos Inimigos. Vcs bagaçam.

Abs,

Angelo

28 de junho de 2007 21:10  
Anonymous Meeeelissa! disse...

Queremos mais uma histórinha!!!!
uhaauhahahuahahuahuahuauahahu

Nossa o Angelo tá nervoso!!!!
Se cuuuida!!!

huaauhuhauhahuauauauaahuaauhua

29 de junho de 2007 16:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial

online