3 de jul. de 2007

O Portunet

Não tenho dúvidas quanto aos benefícios oferecidos pela internet e a valia que ela tem. Não obstante, traz novidades esdrúxulas. É a uma dessas novas ondas que quero me ater, o Portunet, idioma abjeto utilizado principalmente por jovens que assassinam a riquíssima e linda língua portuguesa em prol de umas tecladas a menos. Cada vez que me deparo com o Portunet, sinto dor na alma, uma tristeza aguda misturada com revolta que me causa engulhos. Minha visão se embaralha e demoro minutos, por vezes horas, para decifrar uma mensagem.

É certo que os mais novos, ao lerem isso, afirmarão: “O Arthur é um chato!”, ou “Imagina, é que ele um velho mesmo...”, mas eu não me conformo com esse negócio, que, além de horrível, dá a sensação de que a pessoa que escreve não tem o Pré-Primário (hoje em dia nem existe mais o Pré) concluído! Embora em algumas escolas, alguns professores infelizmente já sejam tolerantes com este novo tipo de escrita...

Discrimino abaixo alguns adeptos do Portunet (se vocês lembrarem de mais, comentem):

1) Adultescentes em sua totalidade;
2) Solitários de todas as idades que freqüentam salas de bate papo (hahaha) na internet. Aliás, isso é uma outra babaquice que merece um texto exclusivo;
3) 99% dos usuários de msn que tenham menos de 25 anos de idade;
4) 99% das pessoas que tem fotolog;
5) Pessoas cuja única leitura e fonte de pesquisa é o Google.

A utilização deste ignóbil idioma é como um vício e, em cada usuário, se manifesta em diversos níveis. Vou exemplificar algumas dessas expressões:

O nível mais leve quase não compromete. Geralmente transforma a palavra você em vc, o beleza em blz, o muito em mt e o beijo em bj e por aí vai. O próximo estágio é caracterizado pela escrita das risadas. Está certo que existem diferentes tipos de riso, mas fico pensando em que som teria esse tipo de gargalhada, que outro dia li num comentário de algum blogue: “ashashashuahsuahsuhaushuahsuahsuahsuhaush”. E nessa: “AUHuahauhUAHUAHuhauhauHAUHuahUHAuhAUh”? O que me parece é que o volume aumenta e abaixa sem parar, de acordo com as maiúsculas e minúsculas. Pensem nisso! Quem teria uma gargalhada horrenda dessas?

Mas embora eu já tenha lido inúmeras frases nesse idioma escritas por várias pessoas, há um campeão nessa linguagem, que me faz crer que é o precursor do negócio, o Houaiss do Portunet. Estou falando do Alemão, irmão caçula do Sherra que, a cada dia, a cada comentário, a cada “teclada”, estupra violentamente a Língua Portuguesa. Vou citar exemplos tirados dos comentários deste blogue e fazer breves observações:

- Comentário de 05 de Abril, texto Parque da Aclimação:
“eee arthuuuur ahuahuua to raxando o biko...sao mto boas as historias q vc conta, ahahaha.
continua assim q ta foda!
aahuahua
falow e vamo bagaça na praia!”

O que será eee? Raxando o biko? Reparem que as palavras que terminam em s e r são operadas. Essas letras são decepadas.

- Comentário de 10 de Abril, texto Dick – Fidelidade Canina:
“aahahah cachorro eh foda...
melhor amigo do homem certeza!!
faaaloww caderudoo!
ahaha”

Por que os adeptos do Portunet prolongam uma letra, como se estivessem gritando? Faaaaalowww...

- Comentário de 19 de Abril, texto Casamento Trágico:
“ahahaha...mtoo boaa arhurr, pedro pedregulho e acepipe! ahahaha

falto no final...
''viveram felizes para sempre!'' ahahaha

falooww caderudo!”

Falto? Letra U decapitada!

- Comentário de 25 de Abril, texto Saudade... Nostalgia Inconsciente:
“puata q pariu que foda juru...
tava meio sem sentido...ai nakelas letrinhas pekenas tdu fikou mais claro ahaha...
seu vô era foda..ahahah mas hjmeu vô ta la cum ele, e eles com ctz taum batendo uma bola! ahahaha

bejoo, irmão!

Obs* QUE GOLAÇO EU FIZ DOMINGO!”

Este comentário demorei três horas para traduzir!

- Comentário de 01 de Maio, texto Prova (de bosta) de Amor:
“AHUAUHAHUAHUAhuaHUahuAHUahuAHU
mtoooo booooaaa, mtooo...
imaginei o angelo com oos braços xeio de merda em paniko ahauhhauahuahuau...

floow arthuuur”

Estão xeios?

- Comentário de 13 de Maio, texto Craw – O Homem Elétrico:
“''como uma prática de louvor à monotonia.''

ahuAHUAhuAHUaA MTOO BOMM O TEXTO CADERUDO...
auhahuahuahuahua...e ateh hj ele toma o xoke e volta pra casa ahuahuahua

floww kidd, jogo mto hj!
;D
abraçoss”

O xoke me xocou!

- Comentário de 22 de Maio, texto Brincadeiras de Infância:
“AHHHAHHAHHHHAHAHAHAHAHAHAHA...
N CINGO OPARA DE RIIR!
HAAHHAHA, vc escrewve de um jeito q faz ver a historia cmo um filme...
otimo DOM arthuca!...e o arxilu t fudeu hein hahahhaah

eh noiss
abraçao

ps* cansa mto digita soh com a canhota!
hahhaah”

Não me perguntem. Não traduzi até hoje...

- Comentário de 25 de Maio, texto Waldir Versus Mãozinha:
“ele xera cols..
ele eh loko, pobre do mão...
vc eskeceu de flar das gorgetinhas q o mão recebia depois de ser zuado!hahaah
otimo arthucaderrudo!

alemão”

Xera mesmo!

- Comentário de 25 de Junho, texto Anhanguera dá Samba II
“ahahaha eu axo q vo, vo xega la onze horas/meia noite...
mas eu vo la ahahaha
floww arthurr..
e ou...
ainda bem q eu to sem pedalada aahahuahua”

Tsc...

Por essas e outras, lanço aqui a campanha MORTE AO PORTUNET!

13 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Estou eu aqui, deixando um breve comentário para o sr. Arthuca!

Dando meu máximo para conseguir comentar em português correto, sem erros ou gírias, e com certeza sem portunet. (risos)
Gostei muito de ver meu nome em um texto do seu famoso blog, mas...podia ser falando das minhas pedaladas, chapéus e lances polêmicos no Anhanguera que são maioria.
Estou tentando melhorar meu português, e deixar de lado meu portunet, sei que sentirei falta de escrever rápido e como se lê, mas como já disse irei melhorar, farei isso por vocês e pela lingua portuguesa!
qualquer erro ortografico me corrija por favor!

ahahahahaha gosto em arthucaaa! to melhorando!

abração!!!!

3 de julho de 2007 às 17:38  
Anonymous Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAH ...
Muito bommmm ... hahahahahahahah ...
Não consigo parar de riiiiiir !! hahahahahahhaha ...
Vc falou tuuudo o que eu sempre tentei fazer ... hahahahaha ...
Obrigada.
Tenho certeza, que depois dessa, ele irá se adaptar com o Português !! Hahahahahahahahahaah ... Agora com licença:
CHUUUUUUUUPAAA ALEMAAASSS ...
Hahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahhaahahahahahahahha ...
Eu precisava dessa ... Hahahahahah.
Beijoooooos

3 de julho de 2007 às 18:12  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente!!!
Texto muito bem escolhido!
Precisamos mudar essa visão de que a Internet é um meio de nos deixar burro, pelo contrário, é um meio para aprender, nos globalizar, no nosso país e no mundo, agregar valore, conceitos,idéias e etc.
Sou totalmente contra ao "PORTUNET"
Acredito que isso não afeta uma criança como o Alemão, que tem uma boa educação e que isso também não passa de uma fase e momento, uma questão que pode ser recuperada.
Não vejo facilidade em escrever dessa maneira, é inútil e prejudicial, pois dificulta nossa língua culta e formal!
Pego totalmente no pé das pessoas que escrevem desse jeito, reflete na fala e no dia a dia dessas pessoas, na maioria das vezes prejudicando a eles e nosso país!
Educar-se é o mais importante!
Amei!!

Priscila Sollito

4 de julho de 2007 às 02:23  
Anonymous Anônimo disse...

Levanto contigo a bandeira de "Fim ao Portunet"! Uma sacanagem com a língua e um tremendo empobrecimento cultural. Me deu saudade dos livros da coleção vaga-lume que os professores indicavam pra gente ler na escola, porque ler um livro não deve fazer parte da realidade dessa garotada, uma pena.

Cris

4 de julho de 2007 às 13:05  
Blogger Unknown disse...

Perfeito, mano! Nada a acrescentar!

4 de julho de 2007 às 19:14  
Blogger Craudio disse...

Porra, Favela. Cheguei ao fim do texto com a barriga quase que com uma hérnia de tanto rir.

Também acho que o vc, tb, blz e bjo são aceitáveis. Mas esse idioma que esse povo inventa - eu chamo de miguxês - é algo insuportável.

Isso sem mencionar as coisas meiguinhas como XD, ¬¬, T_T e outros tantos, que a gente fica dois dias para decifrar.

A Língua Portuguesa fica cada vez mais em desuso. Pena...

Abraços!

4 de julho de 2007 às 21:06  
Anonymous Anônimo disse...

Também gostei muito do texto. Conheço esta porcaria aí pelo nome de "miguxês" e ODEIO! Odeio quando alguém escreve algo assim e eu nao entendo nada. Caso você não conheça, o link abaixo pode ajudar...rs

http://aurelio.net/web/miguxeitor.html#)

Sim, tem até dicionário!!!!!

(P.S. Cheguei aqui pelo blog do Edu e do Bruno)
Abraço,
Perla (do Pará)

4 de julho de 2007 às 21:40  
Anonymous Anônimo disse...

Ótimo texto Arthur...
Adorei

Mas as risadas são normais
uhauhauhuhauhauhahauuhuhhuahuhauu
auhuhauhahuhuahuauuauhauhuahuahauau
cada um escreve sua risada do jeito que quer
entendeu?
huahauhahuahahuhahuhuahauauhuhahu

Beijos, ÓTIMO TEXTO!!!!

auhhauuahuaHUAAUAHUAHUAHUahuahuhu

5 de julho de 2007 às 08:44  
Blogger priscila disse...

HAhaHAhaha... boUa, arthur!

agora, me responda, pq as pessoas substituem o C pelo K se a fonética é a mesma e, pior, o K nem existe oficialmente no nosso alfabeto?

bjks, miguxo, GaGAgagagagaAGA...

5 de julho de 2007 às 12:43  
Blogger Arthur Tirone disse...

Alemão: É isso! Continue, pelo menos aqui no meu blogue, escrevendo em português. Você precisa treinar um pouco. Senão esquece...

Carol: Veja só... Estou com mais moral que você. Na primeira vez que falei, ele acatou!

Pri: espalha o texto, pois a coisa anda feia também aí pros seus lados, né?

Cris: Saudades da Vagalume! As crianças lêem os fotologs umas das outras, sempre em Portunet. Infelizmente... Não sei quem é você, mas obrigado pela visita!

Bruno: Valeu, mano!

Cráudio: Não conhecia esse termo "miguxês". E esses códigos são mesmo indecifráveis! Abraço!

Perla: Que bacana. Obrigado pela visita. Depois vou dar uma checada nesse "dicionário"! Abraço.

Melissa: aí é que está o problema. Cada um escreve do jeito que quer. E o que é correto vai ficando pra trás. Beijo!

5 de julho de 2007 às 12:46  
Blogger Adriano Caputo disse...

Se comunicar é algo que teremos que fazer querendo ou não no decorrer da vida. Se vamos nos comunicar por e-mail ou mímica ou seja lá por onde, é fato...nós nos comunicaremos e algo mewdiz que por conta da idade e da antiga "aceitação", cada um põe um jeito próprio e esculhamba com a Língua Portuguesa, o Favela levantou um assunto que me incomoda e que ao mesmo tempo já me peguei fazendo...é ridiculo, mas não vou negar, de vez em quando sai um "vc","tb","blz"...cruel...rsrs...mas vou me policiar e não farei nem esses aceitáveis...Obrigado Athur, é por esses caminhos e em grupos que se respeitam que a gente vai para frente, agregando coisas boas.
Salve geral!!!

5 de julho de 2007 às 20:16  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Arthur!!! Tudo certo???

Velho, não sabia que você tinha um blog. E sem fazer média alguma, está muito bom!!! Show de bola!!!

Eu também comecei a me aventurar com um blog. O Valtinho esteve lá comentando, e fez referência ao seu blog e ao do Pompom. Ambos já foram checados, reverenciados e adicionados como links favoritos da minha página.

Inclusive achei esse texto, "Portunet", impagável!!! Quem me conhece bem sabe o quanto eu odeio essas linguagens e gírias de Internet. E, sinceramente, em muitos casos acho que os moleques se utilizam dessa linguagem para camuflar as suas carências de conhecimento sobre a nossa bela e subestimada língua portuguesa.

Grande abraço!!!

6 de julho de 2007 às 18:30  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

Eu, realmente, não compreendo picas desse troço.É o famoso analfabetismo virtual.
Ah... deu saudades dos tempos de pré-primário!
Abraço

7 de julho de 2007 às 08:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

online