8 de mai. de 2009

Do céu ao inferno

Muitos são os casos de gente que vai – na verdade vão com ele - de um extremo a outro da noite para o dia. No futebol é praxe; basta tomar um frango, perder o gol do título, ou mesmo não resolver uma partida, que o ídolo, o querido, o salvador torna-se o canalha, o culpado pelas dores do mundo, o rascunho do que era há quinze minutos.

A regra, no entanto, vale para além do esportista. Houve um caso no Bom Retiro, há muitos anos, de um homem, pai de quatro filhos, que era um tremendo gatuno. Foi vereador e todo mundo sabia de suas atitudes bandoleiras e conchavos perniciosos. Na rua era alvejado por olhares enojados. Toda a vizinhança dizia que era um cabra violento e tinha pena de sua mulher e filhos. Um dia, porém, correu a notícia de que sua mulher o traíra com um amigo seu. Foi um escândalo! A mulher, então, tomou de imediato o lugar do larápio na boca da gente toda. O político mudou-se da Jaraguá para a General Flores e levou as crianças consigo. Passou a ser, às vistas que o julgavam impiedosamente, um coitado, um corno indefeso, um bom pai, um traído; os saques no cofre público, perto do chifre que tomara, eram bobagem pouca.

Hoje, o nome falado na Barra Funda um só: Gabriel. Sujeito querido até alguns dias atrás, Gabriel despertava na população local um bem querer, um carinho, uma adoração e, por que não, uma idolatria. Gabriel foi criado e mora na Rua Garibaldi com um senhor, um ancião que tem por ele um amor de filho.O fato de Gabriel pisar pra fora de casa era um acontecimento; ninguém deixava de sorrir ao encontrá-lo. A criançada, feliz, o acompanhava nos passeios vespertinos que fazia com o velho.

Agora Gabriel não sai mais. Trancafiado, recluso, o outrora corpulento já perdeu mais de dez quilos; a depressão o assola de uma maneira terrível e os passeios diários pelas ruas do bairro são inviáveis. Há senhoras, rapazes e moças, e até o padre da Paróquia de Santo Antonio - que fica em frente à casa de Gabriel - querendo extirpá-lo dali pra bem longe. Há, inclusive, uma beata fervorosa e maluca que defende a idéia de queimá-lo, ou enfiar-lhe um tiro, uma injeção letal, ou qualquer outra coisa que o faça bater as botas.

O velho, pai do Gabriel, anda desacorçoado. Tendo como único ente o mais novo vilão das cercanias, já disse que mata e morre pelo “filho”. Grita, aos sete cantos, que Gabriel de nada tem pecado por ser como é. Acontece que Gabriel é normal, não tem defeito algum. A culpa dele, com essa loucura da imprensa mundial em torno de uma epidemia que anda matando no México, é ser um simpático porco que anda pelas ruas de coleira, como um cão. E como o México é aqui, seus dias infelizmente – principalmente para a criançada - parecem estar contados...

6 Comentários:

Anonymous Carol M. disse...

HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHA ....

Hahahahahhaha ...
Sem palavras ...
Hahahahahahhahaha ...
Me lembro de uma vez que passei ao lado do Gabriel (hahahaha), e juro, tentei imaginar uma feijoada ... Mas não consegui. Urgh.

hahahahah Beijos

9 de maio de 2009 às 17:15  
Blogger WILLIAM disse...

Sr. Arthur,

Descobri o seu blog ao procurar por notícias sobre a A.A.Anhanguera. Meu pai e um tio jogaram pela Anhanguera nos anos 50. Tenhou uma matéria de jornal original da época, com foto do time, que incluem meu pai e meu tio, além de algumas fotos de seu arquivo pessoal. Gostaria de saber se há interesse e se o material pode ser utilizado em seu blog, o que muito me agradaria. Por favor, entre em contato, através do-email wmoreira67@gmail.com. Em relação ao porquinho, como vegetariano que sou, fico integralmente ao lado dele. E abaixo a ignorância.Obrigado pela atenção

9 de maio de 2009 às 23:40  
Blogger Arthur Tirone disse...

William, vou te enviar um e-mail.
Abraço.

11 de maio de 2009 às 15:02  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, muito bom esse aparecimento hein Arthur.

Falei com o Sr William hoje, que me disse que o Periquito tem as revistas do AAA....o pai vai falar com o Zé, que deve ter o telefone do filho dele..vamos a caça das revistas Cabra...aliás, você poderia escrever um texto pro Jornal do B.Retiro/B Funda solicitando que todos que tem material do AAA traga pra mim, assim scaneio e vamos engordando nosso arquivo. Hoje a noite vou scaner a Gazeta Esportiva e te mando.

Bj,
Angelo Tirone

11 de maio de 2009 às 16:20  
Blogger WILLIAM disse...

Sr. Arthur,

Recebi e já respondi ao seu email. Grato pelo contato.Um abraço, William

12 de maio de 2009 às 21:23  
Anonymous Anônimo disse...

Sr. Arthur,

Enviei as fotos e o recorte de jornal para o seu endereço de e-mail.

Um abraço,

William

13 de maio de 2009 às 22:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

online