8 de mai. de 2007

Anhanguera dá samba

Dentre as coisas que me movem está o samba, o ritmo nacional por excelência, em sua forma mais autêntica, como manifestação popular de celebração e dança. O samba é na minha família presente há tempos. Principalmente nos mineiros por parte de minha mãe. Tenho eu – que sou um esquecido - pouquíssimas lembranças de minha infância até os seis anos de idade, mas uma imagem jamais me saiu da memória. Uma coisa cotidiana. Mamãe, aos sábados, fazia faxina no apartamento da Rua Anhanguera ouvindo Clara Nunes, Bezerra da Silva, Quarteto em Cy, Beth Carvalho. Nunca me esqueci dela cantando entre vassouras e baldes e escovas... Vejam só. Este traço sambístico foi se delineando até meus primeiros acordes no cavaquinho, aos quinze anos, quando comecei a conhecer as rodas e gentes do samba, algo que faço até hoje e que, se me for permitido, até o fim dos meus dias.

E como nada é à toa, fui nascer justamente na Barra Funda, berço do samba paulistano. Ali, na Rua Anhanguera, era a casa da Tia Olympia, reduto negro de resistência do samba no começo do século passado, onde freqüentavam Dionísio Barbosa e outros, que fundariam mais tarde o Cordão da Barra Funda (atual escola de samba Camisa Verde e Branco).

Todo este intróito pra dizer que tenho um projeto há três anos que finalmente está saindo do papel. Um projeto cultural e social de realizar um samba no Anhanguera sem pretensões comerciais, uma roda de amigos, com o intuito de preservação do samba e dessa cultura brasileira. É mostrar o samba na sua essência, e não o que não se vê nas escolas de samba, que já se venderam à força do capital há muito e hoje, infelizmente, são apenas show para turista ver.

Queridos, o projeto chama-se Anhanguera dá samba. Será um evento mensal e contará com um dos melhores grupos de samba de São Paulo (e por que não do Brasil?), os Inimigos do Batente, e nessa primeira edição com a participação mais-que-especial de ninguém mais ninguém menos que Wilson Moreira, que está entre os maiores compositores da história da música brasileira. Suas músicas foram gravadas por Beth Carvalho, Clara Nunes, Alcione, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, João Nogueira, entre outros e, entre essas pérolas posso citar: Senhora Liberdade, Gostoso Veneno, Goiabada Cascão, Morrendo de saudade, Gotas de veneno. Além disso, ainda fundou a Mocidade Independente de Padre Miguel. Ouçam Oloan, música lindíssima dele. É só clicar no play.

01 Oloan.mp3


Tenho uma imensa alegria de terem cruzado meu caminho pessoas como Fernando Szegeri, o Impronunciável, e a Railídia, através dos quais tenho essa oportunidade de realizar um dos meus sonhos, que é o de, juntamente com eles, produzir um projeto cultural e trabalhar com pessoas do porte do Wilson Moreira.

Conto com a presença e a ajuda de vocês na divulgação deste projeto e em especial desta primeira, dia 18 de Maio às 22h00.

Ah, e só para constar... Tenho outros dois projetos em fase de planejamento com grandes amigos. Um é uma parceria com Guilherme Parmegiani, o Gênio, e Rômolo Ricci, o Sábio, o outro é com meus irmãos Valtinho e Daniel e a Tetê!
Acreditem, vocês não perdem por esperar!

9 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tive a felicidade de por influencia do meu pai, (vulgo Wilsão da comemoração) amar o samba em todas as circunstancias. Portanto uso esse espaço para, antes de mais nada, parabenizar o Arthur pelas belas palavras destiladas no Blog, e ovacionar essa maravilhosa iniciativa no projeto "Anhanguera dá samba" que concerteza tem o meu total apoio, solidariedade e acima de tudo adimiração. Juntar duas paixões num só momento (o samba e a Anhanguera) é algo que nenhuma palavra pode descrever.
Parabéns...

ps: Tentei escrever bonito por ter me empolgado com as belas palavras do Arthur....

8 de maio de 2007 às 20:46  
Anonymous Anônimo disse...

Arthur
Bela iniciativa!!!!
Parabens
Espero que seja um sucesso!!!

Beijos!!!!

9 de maio de 2007 às 11:35  
Anonymous Anônimo disse...

Irado, mestre!!!
Muita sorte no projeto!
Se depender de energia positiva, daqui não faltará.

Aliás, muita sorte em todos os projetos! ;)

E muita diversão, que é o mais importante.

Beijos

9 de maio de 2007 às 18:46  
Anonymous Anônimo disse...

Ooooooooooi Artur !!!
Que bom saber dessas novidades Anhanguereanas !!! Vc sabe q amo esse clube, não por frequentar, mas por fazer meus irmãos e amigos felizes !!!!!!
Se possível, commm certeeeza estarei lá pra prestigiar Inimigos do Batente !!!!! E pra rever os grandes amigos, claro !!!!

Beijos

9 de maio de 2007 às 22:18  
Anonymous Anônimo disse...

Ó meu caríssimo, de garbo estonteante, de elegância vista nunca antes... farei parte, de corpo e alma, em seus projetos...

PARABÉNS pelo blog... um avanço em direção à cultura!

Beijos
Ricci

10 de maio de 2007 às 14:15  
Blogger Unknown disse...

Fala Kid!!!
eu graças a Deus entrei um pouco nesse mundo de samba graças a pessoas como vc, Malla, Gordos.. e cada dia q passa gosto mais de samba...
como seu Fã numero 1 não perderei nada desse projeto "ANHANGUERA DA SAMBA" to contigo!!

alias... loca essa musica!!
coloco essa paradinha ai so pra fala q ta internauta neh?1
hahahhaa

abrass!!

10 de maio de 2007 às 22:16  
Anonymous Anônimo disse...

Meu grande amigo Cabras, parabéns de novo!!!
Com muita certeza, vai ser uma noite de alegria e emoção, o gigante Wilson Moreira, junto dos amados Inimigos do Batente!!!

e para não passar em branco...

SANTOS FUTEBOL CLUBE
CAMPEÃO PAULISTA DE 2007

11 de maio de 2007 às 15:25  
Blogger André Carvalho disse...

ae daniel... só da peixe!!

Sexta eu to lá

Abraço

Piruca

13 de maio de 2007 às 14:27  
Anonymous Anônimo disse...

Com certeza estarei presente nesse projeto e em todos os outros!!!!

E disposta sempre a participar das iniciativas de pessoas que amo tanto!

Boa sorte!!!!

Em todos eles...

Sucesso não faltará vindo de vocês!

15 de maio de 2007 às 23:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

online